sábado, 14 de novembro de 2009

Jane Austen

Se eu a amasse menos, seria capaz de falar mais sobre o que eu sinto. (Jane Austen)


Eu adoro as abras de Jane Austen, li apenas dois dos seus livros e fique completamente apaixonada pela sua obra. Vários dos seus livros foram adaptados para o cinema e eu tenho oito filmes baseados em seus romances. Na verdade são apenas sete pois o oitavo é o filme "O clube de leitura de Jane Austen que conta a estória de pessoas que gostam da obra de Jene e se encontram para falar sobre ela. É um filme muito legal pois mistura a discussão da obra de Jane com a vida pessoal de cada um dos personagens. Todos os filmes baseados na obra de Jene se passam na Inglaterra do século XIX, e tem como pano de fundo as relações amorosas e familiares, com cenários maravilhosos que nos fazem sonhar. E, é assim que passarei este domingo, asssitindo os filmes de Jane Austen e comendo muita pipoca.

Segundo a Wikipédia Jane Austen (16 de Dezembro de 1775 - 18 de Julho de 1817) foi uma escritora inglesa proeminente, considerada por alguns como a segunda figura mais importante da literatura inglesa depois de Shakespeare. Ela representa um exemplo de uma escritora cuja vida sem grandes sobressaltos em nada reduziu a estatura da sua ficção. Nasceu na casa da paróquia de Steventon, Hampshire, Inglaterra, tendo o pai sido sacerdote e vivido a maior parte de sua vida nesta área. Ela teve seis irmãos e uma irmã mais velha, Cassandra, da qual era muito íntima. Os seus irmãos, Frank e Charles serviram na Marinha, tendo se tornado almirantes. Em 1801 a família mudou-se para Bath. Com a morte do pai em 1805, Jane, sua irmã e a mãe mudaram-se para Chawton, onde o seu irmão lhes tinha cedido uma propriedade (uma cottage). Esta casa está hoje aberta ao público. Jane nunca se casou; foi noiva de um rapaz muito mais novo que ela, Harris Bigg-Wisley, mas mudou de opinião. Tendo-se estabelecido como romancista, continuou a viver em relativo isolamento, na mesma altura em que a doença a afecta. Pensa-se que ela poderá ter sofrido de doença de Addison, cuja causa era então desconhecida. Viajou até Winchester para procurar uma cura mas faleceu ali, tendo sido sepultada na catedral.


Retrato a óleo de Jane Austen feito em 1875, de autor desconhecido, baseado na aquarela feita pela irmã em 1810


A "cottage" em Chawton onde Jane Austen viveu, hoje a casa-museu

Algumas obras de Jane Austen adaptadas para o cinema:

Razão e Sensibilidade (Sense and Sensibility) (1811)
Orgulho e Preconceito (Pride and Prejudice) (1813)
Mansfield Park (1814)
Emma (1815)
Abadia de Northanger (Northanger Abbey) (1818) póstumo
Persuasão (Persuasion) (1818) póstumo









Um comentário:

  1. Olá Maria!
    Tem um selinho que fiz pra vc dando boas vindas e você não pegou. Tem outros selinhos para meus seguidores, inclusive os comemorativos. Passa lá e pegue o que preferir pra postar aqui.
    Beijos e Bom Domingo!!!

    ResponderExcluir