Se eu a amasse menos, seria capaz de falar mais sobre o que eu sinto. (Jane Austen)
Eu adoro as abras de Jane Austen, li apenas dois dos seus livros e fique completamente apaixonada pela sua obra. Vários dos seus livros foram adaptados para o cinema e eu tenho oito filmes baseados em seus romances. Na verdade são apenas sete pois o oitavo é o filme "O clube de leitura de Jane Austen que conta a estória de pessoas que gostam da obra de Jene e se encontram para falar sobre ela. É um filme muito legal pois mistura a discussão da obra de Jane com a vida pessoal de cada um dos personagens. Todos os filmes baseados na obra de Jene se passam na Inglaterra do século XIX, e tem como pano de fundo as relações amorosas e familiares, com cenários maravilhosos que nos fazem sonhar. E, é assim que passarei este domingo, asssitindo os filmes de Jane Austen e comendo muita pipoca.
Segundo a Wikipédia Jane Austen (16 de Dezembro de 1775 - 18 de Julho de 1817) foi uma escritora inglesa proeminente, considerada por alguns como a segunda figura mais importante da literatura inglesa depois de Shakespeare. Ela representa um exemplo de uma escritora cuja vida sem grandes sobressaltos em nada reduziu a estatura da sua ficção. Nasceu na casa da paróquia de Steventon, Hampshire, Inglaterra, tendo o pai sido sacerdote e vivido a maior parte de sua vida nesta área. Ela teve seis irmãos e uma irmã mais velha, Cassandra, da qual era muito íntima. Os seus irmãos, Frank e Charles serviram na Marinha, tendo se tornado almirantes. Em 1801 a família mudou-se para Bath. Com a morte do pai em 1805, Jane, sua irmã e a mãe mudaram-se para Chawton, onde o seu irmão lhes tinha cedido uma propriedade (uma cottage). Esta casa está hoje aberta ao público. Jane nunca se casou; foi noiva de um rapaz muito mais novo que ela, Harris Bigg-Wisley, mas mudou de opinião. Tendo-se estabelecido como romancista, continuou a viver em relativo isolamento, na mesma altura em que a doença a afecta. Pensa-se que ela poderá ter sofrido de doença de Addison, cuja causa era então desconhecida. Viajou até Winchester para procurar uma cura mas faleceu ali, tendo sido sepultada na catedral.
Retrato a óleo de Jane Austen feito em 1875, de autor desconhecido, baseado na aquarela feita pela irmã em 1810
A "cottage" em Chawton onde Jane Austen viveu, hoje a casa-museu
Algumas obras de Jane Austen adaptadas para o cinema:
Razão e Sensibilidade (Sense and Sensibility) (1811)
Orgulho e Preconceito (Pride and Prejudice) (1813)
Mansfield Park (1814)
Emma (1815)
Abadia de Northanger (Northanger Abbey) (1818) póstumo
Persuasão (Persuasion) (1818) póstumo
Olá Maria!
ResponderExcluirTem um selinho que fiz pra vc dando boas vindas e você não pegou. Tem outros selinhos para meus seguidores, inclusive os comemorativos. Passa lá e pegue o que preferir pra postar aqui.
Beijos e Bom Domingo!!!