terça-feira, 22 de junho de 2010

São João


Eu adoro a festa de São João. Talvez porque lembre a minha infância passada em Livramento, minha terra natal.
Meu pai adorava fazer uma fogueira enorme na frente da nossa casa e colocava no centro dela uma cana ainda com o pendão para que assasse quando a fogueira fosse acesa.
Todas as casas da rua também tinham fogueiras, mas a nossa era a maior, queimava até o dia seguinte, quando acordávamos cedo para procurar restos dos fogos que caia durante a noite, e também assar batata-doce no resto de brasa que ficava espalhada pelo chão. Meu pai comprava muitos fogos coloridos para eu e minhas irmãs soltarmos durante a festa enquanto os adultos dançavam o maior forró na sala, regado à quentão, leitoa assada e muitos bolos, entre eles os que eu mais gostava, de aimpim e batata-doce. Naquela época as noites de junho da minha cidade eram frias e adorávamos nos aquecer no calor da fogueira. Ah! Naquela época, também se soltava balão, o que fazia com que o céu ficasse bem mais bonito, e eu nunca ouvi falar que um balão sequer tivesse causado incêndio nas matas da minha terra. Quanta saudade do São João da minha infância, quanta saudade do meu pai querido que nos deixou tão cedo. O tempo passou, e ainda hoje quando chega o São João vem em mim um desejo de reviver tudo aquilo e tento dá a minha filha tudo o que tive para que um dia ela também possa ter recordações maravilhosas da sua infância. Ai, arrumamos as malas e partimos rumo ao sertão para homenagear São João com uma fogueira, muitos fogos e comidinhas gostosas, típicas desta época. Tá certo que tudo mudou, mas em mim continua tudo igual pois a emoção que sinto é a mesma de quando eu tinha oito anos, então eu pego os fogos, chamo a minha Victoria e vamos juntas, duas crianças, para a frente da fogueira da um Viva a São João.
Bom São João a todos!

11 comentários:

  1. Boa noite,Maria

    Primeira vez por aqui e já me apaixonei.Adorei cada cantinho,suas decorações de natal e pascóa,seus artesanatos,seu jeitinho leve de esvrever(bem típico).Já passei por todos os posts.

    Parabéns e adorei te conhecer.

    Sheila

    ResponderExcluir
  2. Maria querida!
    Eu amo tbem as festas de São João!
    Beijos..

    ResponderExcluir
  3. Oi, Maria, que post lindo!

    Na minha rua, quando eu era criança, tb armavam uma fogueira enorme bem no meio da rua de terra, era uma fogueira só para toda a vizinhança, ardia até o dia seguinte.

    Também soltávamos balões e nunca houve acidentes nem incêndios, ninguém se machucava na fogueira e nem com os fogos de artifício.
    Talvez antigamente as coisas fossem feitas com mais calma ou mais cuidado, sei lá, sei que era uma noite especial pq podíamos brincar na rua até tarde e todo mundo saía de casa.

    Muito bonito isso que vc disse: "tudo mudou mas em mim continua tudo igual", graças a Deus vc conservou a alegria da infância no seu coração, é isso que vale a pena guardar, né? As coisas boas, as pessoas amadas.

    Lindo post, Maria, amei. Feliz São João!

    Beijos,

    ResponderExcluir
  4. Maria, e viva São João!!! Passa no meu blog que tenho um selinho prá ti!!
    beijosssssss
    Maria José

    ResponderExcluir
  5. Maria , também tenho ótimas lembranças das festas juninas de minha infância ... esse ano com os jogos da copa , quase não estou ouvindo falar das festas juninas , mas sempre procuro uma pra voltar no tempo ...

    bjim e viva São João !!!

    ResponderExcluir
  6. Maria , olá !
    imagina a saudade que tenho dessa época do ano que estava de férias , e meus avós me levavam p/ fazenda p/ curtir o São João !!!
    Aqui no Rio , nem se fala de São João !
    Que saudade eu tenho da Bahia !!!
    BJ. grande !
    Márcia

    ResponderExcluir
  7. oi Maria- que delicia de palavras-saudades dos bons temposos- a melhor fase da nossa vida! então tu também é gaúcha - batata doce e aimpim só podia ser lá- e lá em Liramento é frio mesmo- disto eu não tenho saudades
    adorei teu post e viva são joão
    bjs

    ResponderExcluir
  8. Ei Mah!!
    Tá que pula fuguêra hein cumadi?! :]
    Gosto mess é de comidinha de roça...e esse mês fica ainda mais atraente... canjicão...paçoca...bolos...milho...
    tudibão!!!
    Um bejim prá vc, viu?

    ResponderExcluir
  9. Ah amiga, vc me levou lembrar de minha infância tbe....esse tal bolo de aipim é o mesmo meu MANÉ PELADO? amooooo mané pelado! KKKKK

    Beijos
    Volte lá no DE MIM PRA VC e...DE VC PRA MIM, não suma

    ResponderExcluir
  10. Será que somos irmãs? Na minha infância era tudo assim, a única diferença era que meu avô que fazia a fogueira.Era a maior da rua.Reunia muita gente, nunca foi preciso pedir que cada um trouxesse algo para participar, as pessoas chegavam cada uma trazendo algo.A festa era regada com muita pipoca, pinhão, batata-doce, aipim com açúcar cristalizado por cima (uma delicia!), quindão, cocada, rapadura de leite e quentão.Na minha época tbém soltavam balões, e fogos e nunca soube de um acidente, nem de matas queimadas por causa dos balões.Hoje é proibido.Talvez por causa dos arranhas céus que existem em todas as cidades.A modernidade chegou, e tirou fora todos os encantos de antigamente, só quem viveu sabe do que estamos falando.Eu tbém sou gaúcha,sou de Porto Alegre , a época das festas Juninas eram em pleno inverno, noites frias, mais os nossos corações de crianças eram quentes de alegrias.
    Adorei o teu post.Adoro o teu Blog.Me faz um bem danado ficar aqui nesse teu cantinho...sonhando, sonhando, sonhando. Obrigado! Beijos

    ResponderExcluir
  11. Desculpa Maria!!Pensei que vc fosse de Livramento Rio Grande do Sul.Por isso falei que eu tbém era gaúcha.bjos

    ResponderExcluir